sábado, 8 de novembro de 2008

Escola Municipal de Educação Infantil Mickey





A escola Mickey foi inaugurada no ano de 1988, tinha por nome creche Municipal Bambini e pertencia ao Município de Rolante. Em 1989 passou a fazer parte do Município de Riozinho e contava com apenas 90 crianças distribuídas em dois berçários, 1 turma de maternal, 1 turma de jardim e 1turma de pré-escola.

A partir de do ano de 2002 sua designação passou a ser ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MICKEY. Deu-se esse nome por ser um personagem de história infantil. Hoje a escola atende a 195 alunos em turno integral, distribuídos entre cinco berçários, cinco maternais , 2 turmas de pré-escola, e 2 turmas de jardim que são monitoradas por 42 funcionárias. Sendo 5 funcionárias na cozinha, 2 na limpeza, 2 para atendimento pedagógico, 2 na direção, 1 na biblioteca, 1 auxiliar na secretaria e 30 funcionárias trabalham em turno inverso em sala de aula direto com aluno.

No ano de 2006 foi implantado o projeto ballet para crianças a partir de 3 anos de idade, monitoradas pela professora Luana e o qual vem sendo desenvolvido com muito sucesso.


Páscoa




























São João






Porque trabalhar o movimento: - O movimento é a linguagem dos pequenos que ainda não falam e continua sendo a maneira de se expressar daqueles que já se comunicam com palavras, " O pensamento é simultâneo ao movimento e , por isso não se pede que eles fiquem quietos ou selados por muito tempo. Evitar que se mexam é o mesmo que impedi-los de pensar."

Arte: - a música e as artes visuais são os dois meios de os pequenos entrassem em contato com o que ainda não conhecem. Nessa fase, as linguagens se misturam e um objeto, como giz de cera pode ser usado para desenhar. Aqueles que tem oportunidade de participar de atividades nessas áreas certamente desenvolvem mais a capacidade cognitiva.

Identidade e autonomia: o bebê nasce em uma situação total de dependência e , pouco a pouco necessita se tornar autônomo. Enquanto adquirem condições para realizar ações, as crianças começam a saber das consequências de suas escolhas .

Autonomia: - escolher o que gosta e a se alimentar sazinho é o caminho para se tornar independente.

Identidade: - painéis de fotos são úteis para que cada um reconheça e encontre os colegas.

Brincar: - essa é uma fase de ampliação do universo de informações: a mamãe é vendedora, o papai é motorista, o herói preferido vôa, o livro de histórias fala de uma princesa bonita e corajosa - é brincar de fazer de contas.

Linguagem oral : - no início da pré escola, coloca-se um importante desafio em linguagem oral: - não apenas falar mas antecipar e planejar o que se quer dizer. A fala se aprimora em contextos diversos, como na roda de conversa. Situações formais são aquelas que as crianças se dirigem a outros interlocutores, ou um adulto entrevistando ou contando histórias.



Nenhum comentário: