quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Proposta Pedagógica - Educação Infantil

PROPOSTA

PEDAGÓGICA

EDUCAÇÃO INFANTIL

ESCOLA: Escola Municipal de Educação Infantil Mickey

ENDEREÇO: Rua 7 de Setembro Nº72

MANTENEDORA: Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Turismo

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Integral

NÍVEIS:

Berçário – 0 a 2 anos

Maternal – 2 a 3 anos

Jardim – 3 e 4 anos

Pré – 5 e 6 anos


OBJETIVO GERAL da EDUCAÇÃO INFANTIL:

A proposta pedagógica da ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MICKEY de Riozinho, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Estabelece a educação infantil como a primeira etapa da educação básica, define as faixas etárias e o processo de avaliação.

O desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Leva em conta, ainda, a preparação para o ingresso no ensino Fundamental, com ênfase na preparação para a vida e a cidadania, através do domínio de competências e habilidades que facilitem a inserção social do educando.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A Proposta Pedagógica que nos dá o principal suporte é o Construtivismo Sócio-Interacionista, baseado nas idéias de Lev S. Vygotsky, Jean Piaget e Emília Ferreiro, que nos permite estar atentos não somente ao nível de desenvolvimento real da criança – o que ela já é capaz de fazer sozinha – mas também ao seu potencial ainda em fase de amadurecimento, estimulando-o permanentemente através de atividades criativas e lúdicas, realizadas sempre que possível em grupo.

Todavia isto não nos tem impedido – até por uma questão de autenticidade e liberdade de ação pedagógica – de, sempre que se faz necessário, nos abrirmos a outras idéias, sejam elas de Célestin Freinet, Maria Montessori ou mesmo da Escola Tradicional, desde que sejam estas as que melhor atendam às especificidades de determinados conteúdos.

Desta maneira desenvolver no aluno a capacidade de aprender, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores da sociedade, formando atitudes, criando e respeitando valores, além de aproveitar todas as oportunidades possíveis no sentido de fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de respeito entre as pessoas. Esta atitude de permanente “vigília”, acreditamos, tem tornado os nossos planejamentos muito mais vivos e lhes dado cada vez melhor qualidade.

CURRÍCULO:

Berçário: A idade para esta etapa vai de 00 (zero) meses a 2 anos. Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora, a audição, a fala, o tato, o olfato, o paladar (fase oral) e a percepção visual. Desenvolvidos através do brincar para que de forma lúdica e muito prazerosa possam descobrir o mundo externo.

Maternal: A idade para esta etapa vai de 2 a 3 anos. Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.

Jardim: A idade para esta etapa vai de 3 a 4 anos.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

Pré: A idade para esta etapa vai de 5 a 6 anos.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório). Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização). A construção da leitura e da escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades.



METODOLOGIA:

A metodologia de ensino do ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MICKEY de Riozinho, está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola. Busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional.

A escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Definição dos objetivos em termos de capacidades - e não de comportamentos - visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas. Ao estabelecer objetivos nesses termos, o professor amplia suas possibilidades de atendimento à diversidade apresentada pelas crianças, podendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.

Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.

É tarefa primordial da escola a difusão de conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade social.

Um ensino que segue a linha “diálogo” - ação - compreensão - participação baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

A condição para que a escola sirva aos interesses sociais e garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos curriculares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

Se o objetivo da escola é privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado à realidade social, é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.

Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de Jean Piaget e Maria Montessori, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno. Com inspiração na pedagogia inspirada na psicogenética de Jean Piaget e nas propostas educacionais de Maria Montessori, buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação na Educação Infantil tem por finalidade verificar a adequação do desenvolvimento do aluno face aos objetivos propostos, levando-se em consideração as características da faixa etária.

A avaliação na Educação Infantil tem ainda a finalidade desenvolver no aluno todos os pré-requisitos necessários para o início da aprendizagem sistemática. Os resultados da avaliação são informados aos pais ou responsáveis, trimestralmente, através de relatório de observações em forma de parecer descritivo, face dos conteúdos desenvolvidos em cada uma das etapas da Educação Infantil.

FORMAS DE REGISTROS:

O registro é de fundamental importância para a Educação Infantil porque é através dele que podemos acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Através do relato de experiências vivenciadas, desenhos, escritas, fotografias, vídeos, etc. serão registrados tudo que for possível para que se possa perceber posteriormente como foi o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social de cada criança na sua individualidade.

PROFESSOR:

O professor da ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MICKEY Riozinho, através do ensino cria condições favoráveis para que o aluno desenvolva suas relações com o conhecimento já construído através dos tempos pela sociedade e construa sua própria representação destas relações. Isto é construa o seu próprio conhecimento. O aluno é produtor do conhecimento e o professor é o mediador do processo de aprendizagem. Atento e carinhoso, - 9 -amplia e sistematiza os conhecimentos, sempre valorizando e respeitando as hipóteses, interesses, a criatividade e formas de expressão das crianças.

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

O plano de trabalho do professor leva em conta:

- A criança "inteira", ou seja, a possibilidade do desenvolvimento da criança como um todo;

- o relacionamento professor-criança como base de todo o trabalho desenvolvido, orientando as crianças para o diálogo, a troca de idéias e a reflexão dos acontecimentos, bem como para o entendimento de situações mais complexas, favorecendo desde pequenos o desenvolvimento de falas argumentativas;

- os interesses, as necessidades e os conhecimentos construídos previamente pelas crianças os saberes que as crianças têm necessidade de aprender;

- a participação da criança no processo de aprendizagem;

- o ambiente como uma das dimensões do currículo, e por isso a importância de sua organização;

- a arte como possibilidade de ampliação das linguagens, proporcionando diversas formas de expressão;

- que a estrutura curricular adotada não siga modelos didáticos rígidos, mas que possa buscar soluções didáticas flexíveis, moduladas e intencionais de acordo com a faixa-etária das crianças e os seus níveis de desenvolvimento.

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